A Rede Social

Muito se falou quando A Rede Social estreou,afinal Facebook é o site de relacionamento da moda,pode ser que aqui no Brasil o orkut ainda tenha mais apelo,mas nada se compara com o frisson mundial causado pelo site. O rosto de seu criador estampa a revista Times como o homem do ano,qualquer site que entremos existe um ícone com o f que nos direciona para nossa página.Nossa vida virtual é tão interessante quanto a real!Por causa de toda esta histeria se falou tanto no longa,porque cinematográficamente não é possivel.

A Rede Social é fraco,trata-se de um filme bom para se assistir em casa num final de semana,poderia ter sido alguma produção de canais de tv norte-americanos com atores razoáveis,como é costume HBO e outras emissoras mas só.

Jesse Eisenberg é que faz do longa algo mais interessante,seu personagem é distante,perdido e frio no ponto certo,Mark Zuckerberg é um nerd calculista mas nenhum monstro,existe profundidade e contraste em seu personagem. Ou seja,o longa também não demoniza o criador da rede social,não faz dele um monstro como muitas vezes a imprensa o faz,mas também não é condescendente com suas atitudes.Este é o ponto positivo do filme,mas para o livrar de ser o grande vilão,transforma o fundador do Napster no canalha mor,sem escrupulos. Sabe lá Deus se é isto mesmo,mas o roteiro precisa de um contraponto de peso ao bom Eduardo,o amigo enganado. Se os roteiristas carregaram na tinta nem seria necessário porque a visão completamente inversa de ver os negócios do fundador e do co-fundador já seriam o suficiente para uma história interessante.

Será injustiça o filme sair carregados de premios no Globo de Ouro,mas como sempre a industria quer saber de quem dá bom retorno financeiro,e isto A Rede Social dá de sobra,afinal quem não quer saber mais sobre aquele que deu novas dimensões para nossa vida sociai?

 

Anúncios

4 comentários sobre “A Rede Social

  1. Descordo TOTALMENTE do seu comentário a respeito desse filme. Seja pela estrutura narrativa complexa do Fincher, pelas boas atuações de todo o elenco, pela trilha sonora que sem dúvida nenhuma é uma das melhores dos últimos anos ou pelas questões comportamentais que o roteiro consegue abordar a partir de um ponto de partida “espinhoso”, A Rede Social é um dos filmes mais interessantes de 2010. Discordo também sobre a premiação estar ligada a retorno financeiro e os vencedores do Oscar dos últimos anos corraboram isso.

  2. Francisco disse:

    The Social Network merece o prêmio de Melhor Filme nos Golden Globes (e talvez até o Oscar). Não é a minha escolha pessoal, não é nem de longe meu favorito tipo de filme. Mas tem lá seus créditos e suas vantagens perante os concorrentes.

    Direção maestral: Fincher consegue extrair uma boa atuação até mesmo de Justin Timberlake!!! Além dos excelentes novatos Andrew Garfiled (meu queridinho do momento) e Jesse Eisenberg. David Fincher merece o Golden Globe de direção porque conduzir um time de atores novatos e inexperientes num filme tão único não é pra qualquer um.

    Roteiro: a história de criação de uma empresa dá pra ser contada em um parágrafo. e se tentar mais que isso acaba sendo uma chatice. mas o roteiro é tão bem escrito e tão “didático” que vc se sente como num filme de suspense. A cena em que Garfield chega na sede do facebook e descobre que levou um pé na bunda eh digna de um thriller!!! E o filme eh baseado num livro, escrito por um alguem que esteve nos bastidores, que viu como tudo aconteceu. Se fulano eh o vilao ou nao na vida real, nao me interessa muito. Nao vejo o filme como uma “biografia”.

    Atores: SENSACIONAIS! Jesse Eisemberg personifica “uma figura”. Se o Zuckerberg é assim ou não na vida real (o que eu acho que não, ele deve ser muito mais bizarro e egocentrico) não interessa. Ele tem uma atuacao super opaca e ao mesmo tempo tao intrigante. A escolha certa para o personagem.
    Andrew Garfield, como eu disse, eh o meu favorito do momento. Desde de Imaginarium of Doctor Parnassus e The other Boleyn Girl que presto atencao nele. E Depois de ver Never Let Me Go, nao tem jeito: Best Actor of the moment!!!
    Justin Timberlake: o que eh uma grata surpresa. Claro que parece que ele ta interpretando ele mesmo: carismatico, sexy, confiante. Da pra sentir que ele ta adorando fazer o papel. E o personagem eh tao filho da puta que a gente passa a adorar a sua astucia!

    Trilha Sonora: Trent Reznor!!!! e só, não precisa dizer mais nada!

    Facebook: pra mim, eh o personagem menos significante em todo o filme. Podem estar usando isso pra chamar publico, mas sinceramente nao vejo a necessidade. O filme eh brilhante por si so, nao precisa de nenhum empurrão de marketing.

    Eu ficaria super feliz se The King’s Speech tivesse ganhado. Mas so em nao ser Inception ja fico grato. Afinal aquilo eh Hollywood!!!

  3. Luciana e Francisco
    não discordo da trilha,realmente muito boa,mas não vejo mais do que uma fantástica atuação de Jesse,seu azar foi concorrer com Colin Firth este ano,porque deveria ser dele o Globo de Ouro e o Oscar,mas só.
    Na verdade quando digo industria no post talvez tenha sido uma expressão mal utilizada porque me referia ali pontualmente ao Globo de Ouro que por exemplo deu tudo ao horroroso Avatar o ano passado. Fico já feliz de o Oscar não ter cometido o mesmo erro do ano de Titanic,mas mesmo Guerra ao Terror foi um premio político,pois é um filme bom de guerra,mas nada espetacular,tinham filmes melhores concorrendo.Este ano os filmes deixam um pouco a desejar,não vi ainda Black Swan mas ele já me parece de cara mais interessante que os demais…

  4. Francisco disse:

    Black Swan é excelente, muito bom mesmo. Mas não é a obra-prima do Aronofsky nem de longe (Requiem continua primeirão na lista). E é a Natalie quem salva o filme, sem ela não seria a mesma coisa e talvez o filme seria considerado fraco.

    Eu levo muito mais em consideração o Oscar como premiação do que os Golden Globes (que nada mais é a premiação do que a imprensa hollywoodiana). Oscar ainda tem alguma intervenção externa que tem seu peso (atores, diretores e profissionais estrangeiros que foram indicados anteriormente, por exemplo).

    Confesso ate que fiquei surpreso dos Golden premiarem The Social Network e não Inception (esse sim um filme pra arrecadar dinheiro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s